DICAS - SAÚDE

1 – Consuma de 5 a 6 refeições por dia, reduzindo a quantidade de alimentos em cada uma delas. Não deixe de fazer as refeições principais café da manhã, almoço e jantar. Carregue sempre algum lanche para consumir entre as refeições principais, como barra de cereais, frutas, iogurtes e etc;
2 – Aumente o consumo de fibras e alimentos integrais. Como as fibras não são digeridas elas não acrescentam calorias à alimentação e aumentam a sensação de saciedade, além de auxiliar no melhor funcionamento do intestino. As frutas e os vegetais folhosos são excelentes fontes de fibras e são ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes;
3 – Diminua o consumo de açúcar e doces;
4 – Use sal com moderação. Alimentos que contenham sal devem ser evitados: temperos prontos, shoyo e caldos de carnes. Dê preferência a ervas naturais como condimento;
5 – Evite frituras. Utilize sempre óleos de origem vegetal na preparação dos alimentos: óleo de canola, milho, girassol e soja. O azeite de oliva é indicado para o tempero de saladas. Retire a pele do frango e a gordura aparente das carnes antes do preparo;
6 – Evite o consumo de alimentos embutidos e enlatados: milho, ervilha, salsicha, presunto, salame, palmito, etc, pois são ricos em sal e conservantes;
7 – Dê preferência aos alimentos assados, cozidos, grelhados em substituição as frituras;
8 – Aumente o consumo de peixes, por pelo menos 2 a 3 vezes por semana. Os peixes possuem um baixo teor de gordura quando comparado às outras carnes, sendo que essa gordura apresenta uma série de benefícios no combate e prevenção de várias doenças;
9 – Beba no mínimo 2 litros de água por dia;
10 – Pratique atividade física no mínimo 3 vezes por semana e evite o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros.
SAÚDE - alimentos
- Frutas e suas propriedades nutricionais:
As frutas são muito importante em uma dieta equilibrada.O consumo diário aconselhável é de três a cinco porções por dia, sendo que, por exemplo, o suco de laranja corresponde à três porções. Confira nossa seleção e descubra um pouco mais sobre elas...
Acerola:
Propriedades Nutricionais:
Muito Rica em vitamina C, também é fonte de betacaroteno, vitaminas do complexo B e dos minerais cálcio, fósforo, Ferro, magnésio e manganês.
Valor Calórico: 100 gramas de acerola fornecem 32 calorias.
Propriedades Medicinais: Ajuda a manter as defesas do corpo e, provavelmente, reduz o risco de alguns tipos de câncer. Além disso, pode diminuir a taxa de colesterol no sangue e é boa fonte de potássio, que ajuda a regular a pressão arterial.
Banana:
Propriedades Nutricionais:
A banana apresenta boas quantidades de vitaminas do complexo B, vitaminas C e é ótima fonte de potássio.
Valor Calórico:
100 gramas de banana prata fornecem 89 calorias.
Propriedades Medicinais:
Por ser Rica em potássio, ajuda a evitar e a regular a hipertensão arterial. As bananas maduras são eficientes para controlar a diarréia, ajudam no sono e melhoram o humor.
Coco:
Propriedades Nutricionais:
O valor nutritivo do coco varia com seu estado de maturação, apresentando bom teor dos sais minerais potássio, sódio, fósforo e cloro. Sua polpa é Rica em fibras e bastante calórica.
Valor Calórico:
100 gramas de coco maduro fornecem 266 calorias.
100 gramas de água de coco fornecem 22 calorias.
Propriedades Medicinais:
A polpa do coco é Rica em fibras, auxiliando no bom funcionamento intestinal. Seu conteúdo em potássio, tanto na água como na polpa, auxilia no bom funcionamento do coração, mantém a pressão arterial em bons valores, protege a função neuromuscular e mantém o equilíbrio das células. Além disso, sua água ajuda a recuperar os organismos desidratados
Laranja:
Propriedades Nutricionais:
Além da vitamina C e ácido fólico, a laranja possui minerais como cálcio, fósforo e potássio, que a fazem uma boa fruta para o consumo nos dias quentes pois, além de refrescante, repõe energias. Contém ainda fibras (pectina, encontrada na pele que envolve os gomos), flavonóides e óleo, que aumentam seu valor nutritivo.
Valor Calórico:
100 gramas de laranja fornecem, em média, 45 calorias.
Propriedades Medicinais: Por ser rica em vitamina C, a laranja torna o organismo mais resistente às infecções, dá vitalidade às gengivas e conserva a mocidade, entre outras funções. Possui também propriedades cicatrizantes, auxilia o organismo a absorver o ferro de outros alimentos, a combater estresse e alergias, a diminuir as taxas de colesterol e o risco de alguns tipos de câncer.
Limão:
Propriedades Nutricionais:
Os principais componentes do limão são o ácido cítrico, a vitamina C e bioflavonóides.
Valor Calórico:
100 gramas de suco de limão verde fornecem 39,2 calorias.
Propriedades Medicinais:
O escorbuto é uma doença causada por falta de vitamina C no organismo sendo, portanto, o limão um dos melhores remédios para a cura. Vale lembrar, ainda, que o limão também é eficaz contra alergias, estresse, fadiga, gripe, dor de cabeça, congestão, cânceres, processos lentos de cicatrização e outros males.
Maçã:
Propriedades Nutricionais:
A maçã se destaca pelo seu alto valor em vitaminas do complexo B, C e E, potássio e fibras.
Valor Calórico:
100 gramas de maçã fornecem, em média, 58 calorias.
Propriedades Medicinais:
A maçã tem ação benéfica e protetora em toda a mucosa digestiva. É capaz de vencer todos os desarranjos do aparelho digestivo, desde a diarréia infantil do recém-nascido até certas anormalidades rebeldes do intestino adulto. Além disso, ajuda a regular o sistema nervoso, o crescimento, evita problemas de pele e previne a fadiga mental. A maçã pode, ainda, diminuir a taxa de colesterol no sangue e ajudar no tratamento de reumatismo, gota e artrite.
Mamão:
Propriedades Nutricionais:
É um alimento rico em minerais, potássio, fósforo, cálcio, ferro e sódio, além de conter vitamina C, vitaminas do complexo B e betacaroteno (provitamina A). Apresenta, ainda, papaína, enzima natural que ajuda na digestão das proteínas e pode ser usada para amaciar carnes.
Valor Calórico:
100 gramas de mamão papaya fornecem 36 calorias.
Propriedades Medicinais:
O mamão tem propriedades laxativas, calmantes, além de ser purificador do sangue. Suas sementes têm ação contra vermes e seu grande conteúdo em betacaroteno o torna um poderoso antioxidante.
Manga:
Propriedades Nutricionais:
Encontra-se na manga um bom teor de carboidratos, betacaroteno (provitamina A), vitamina C, vitaminas do complexo B, ferro, fósforo, cálcio, potássio, magnésio e zinco.
Valor Calórico:
100 gramas de manga fornecem, em média, 64,3 calorias.
Propriedades Medicinais:
A manga ajuda a purificar o sangue e um bom diurético. Pura ou em sucos combate a bronquite, tem efeito expectorante e combate a acidez estomacal.
Maracujá:
Propriedades Nutricionais: O maracujá é uma fruta rica em vitamina C e niacina (vitamina do complexo B). Contém também boas quantidades de ferro, cálcio, fósforo e fibras.
Valor Calórico:
100 gramas de maracujá fornecem 90 calorias.
Propriedades Medicinais:
Contém uma substância sedativa, chamada passiflorina, indicada como calmante. Já suas folhas são usadas para combater febres e inflamações da pele sem infecções.
Melancia:
Propriedades Nutricionais:
Além de doce e muito refrescante, a melancia é muito nutritiva. Possui hidratos de carbono (açúcar), betacaroteno (provitamina A) e vitaminas do complexo B e C. Também apresenta cálcio, fósforo, ferro e muita água. Hoje já se conhece o licopeno e glutationa, compostos que a melancia possui em abundância, que são responsáveis por proteger o organismo contra o câncer e a oxidação celular.
Valor Calórico:
100 gramas de melancia fornecem 31 calorias.
Propriedades Medicinais:
É recomendada para quem tem pressão alta, reumatismo ou gota. O suco de melancia provoca eliminação de ácido úrico, além de limpar o estômago e o intestino. Também é eficaz no tratamento da acidez estomacal, obesidade, bronquites crônicas, problemas de boca e garganta. Além disso, protege contra o câncer e a oxidação celular.
Melão:
Propriedades Nutricionais:
Possui grandes quantidades de betacaroteno (provitamina A), vitaminas C e do complexo B. Além disso, é fonte de fibras e apresenta cálcio, fósforo, ferro, potássio, cobre e enxofre.
Valor Calórico:
100 gramas de Melão fornecem 29,9 calorias.
Propriedades Medicinais:
Por seu alto teor em potássio, é indicado para cardíacos que usam medicação diurética e para pessoas que possuem afecções do fígado, como hepatites, cirrose hepática e cálculos. Também é muito recomendado na prevenção e no tratamento de gotas, reumatismo, artritismo, prisão de ventre e cálculos renais. Além disso, é fortificante, calmante, laxante, diurético e possui atividade anticoagulante, afina o sangue. Para as mulheres na menopausa uma boa notícia: o melão ajuda a normalizar a menstruação e ativa a circulação.
Morango:
Propriedades Nutricionais:
Possui muita vitamina C, betacaroteno (provitamina A), cálcio, fósforo, ferro, sódio, potássio, silício e, em menor quantidade, vitaminas A e B. A fruta possui também boas doses de ácido oxálico, substância que pode causar pedras nos rins em pessoas que tendem a desenvolvê-las.
Valor Calórico:
100 gramas de morango fornecem 39 calorias.
Propriedades Medicinais:
Além de estimular os processos de absorção do organismo infantil, o morango aumenta a resistência às infecções e tem ação anticancerígena.
Pêra:
Propriedades Nutricionais:
Boa fonte de carboidratos, a pêra também possui doses consideráveis dos sais minerais potássio, sódio, cálcio e fósforo, vitaminas C, provitamina A e, em baixos teores, vitaminas do complexo B. Consumida com casca é boa fonte de fibras.
Valor Calórico:
100 gramas de pêra fornecem 63,3 calorias
Propriedades Medicinais:
A pêra contribui para a boa formação dos ossos, dentes e sangue, mantém o equilíbrio interno e o vigor do sistema nervoso. Também é boa no combate a prisão de ventre e inflamações do intestino e da bexiga.
Pêssego:
Propriedades Nutricionais:
O pêssego é fonte de minerais, como fósforo, magnésio, manganês, cobre, iodo e ferro. É também rico em fibras, carboidratos, e vitaminas A, C e do complexo B.
Valor Calórico:
100 gramas de pêssego fornecem, em média, 51,5 calorias.
Propriedades Medicinais:
O pêssego é recomendado para manter o bom funcionamento do intestino, combater ao reumatismo e para evitar problemas de pele e do sistema nervoso.
Uva:
Propriedades Nutricionais:
É rica em carboidratos, mas também apresenta pequenas quantidades de vitaminas do complexo B e vitamina C. Fornece boas doses de minerais como potássio, cálcio, fósforo, magnésio, cobre e iodo.
Valor Calórico:
100 gramas de uva fornecem 68 calorias.
Propriedades Medicinais:
Ajuda a ativar os rins, é um suave laxante e atua contra várias enfermidades do intestino, fígado e abdômen, além de estimular as funções cardíacas. A uva também é um rico depósito de compostos antioxidantes e anticancerígenos. Uva vermelha: possui alto teor do antioxidante quercetina. A casca da uva aumenta o colesterol HDL, considerado o bom colesterol e contém resveratrol, que comprovadamente inibe o agrupamento de plaquetas e, consequentemente, a formação de coágulos sangüíneos. Uva verde: tem poderes antibacterianos e antivirais. O óleo da semente da uva também aumenta o colesterol HDL, considerado o bom colesterol.
Fonte: Extraído do site www.loucucar.com.br, encontrado na página virtual:http://algunstrintaanos.blogspot.com/2009/01/frutas-e-seus-benefcios-para-sade.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário